GRASSY1606J15F

A revista Robótica é parceira da SPR

Faixa publicitária
Home

Sociedade Portuguesa de Robótica

RoboParty2012

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Actualizado em (Sábado, 12 Novembro 2011 17:21) Escrito por Administrator Sábado, 12 Novembro 2011 17:14

party

6ª edição - RoboParty’2012

Com o sucesso que a RoboParty tem tido nos últimos anos, a organização vê-se forçada a organizar mais uma edição deste evento pedagógico. São mais de 400 jovens participantes que aprendem a construir robôs móveis e autónomos, de uma forma divertida e assistidos por profissionais com competência. Assim, é com prazer que anunciamos a realização da 6ª edição da RoboParty, que vai decorrer nos dias 23 a 25 de Fevereiro de 2012, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães.

Organizada pela Universidade do Minho (Grupo de Automação Controlo e Robótica www.minhoteam.org, do Dep. de Electrónica Industrial, da Escola de Engenharia) e pela empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica, Lda. www.sarobotica.pt, que é uma Spin-Off da Universidade do Minho, este evento pedagógico ensina os mais jovens a construir robôs móveis autónomos de uma forma simples e muito animada, em equipas de 4 pessoas, e num ambiente de entreajuda e fair-play.

Trata-se de um evento de 3 dias e duas noites, non-stop, onde os jovens trazem um saco cama e um computador, e passam o tempo a construir um robô com os suas próprias mãos. Durante o evento têm formação básica em electrónica e programação. Depois constroem o seu robô Bot’n Roll www.botnroll.com cujas peças são fornecidas pela organização, são acompanhados e apoiados por alunos de electrónica industrial, e no final participam em algumas provas de robótica extremamente divertidas. As provas deste ano são três: Prova de Obstáculos, Prova de Perseguição e Prova de Dança. As regras para estas provas estão no site da RoboParty.

Em paralelo com toda esta dinâmica de aquisição de conhecimento, decorrem várias actividades lúdicas e desportivas nas quais todos podem participar, e onde este ano se destacam: o pólo aquático, actividade de orientação, um torneio de golfe, um torneio de ténis de mesa, arco e flecha, remates de futsal e xadrez.

A RoboParty é aberta ao público (com entrada gratuita) entre as 9:00 e as 22:00. Também está disponível vídeo streaming 24 horas por dia (da zona de trabalhos) no nosso site oficial.

Mais pormenores sobre o evento:

  •  Algumas fotos das edições anteriores (com qualidade) disponíveis em:

http://www.roboparty.org/index.php?link=Comofoi 

  •  O poster oficial do evento está disponível no site oficial em:

http://www.roboparty.org/imagens/Poster%20RoboParty2012.jpg 

  •  As dúvidas mais prementes sobre o evento, são esclarecidas no nosso site oficial em:

http://www.roboparty.org/pdfs/faq_pt.txt 

Para mais informações, contactar:

Fernando Ribeiro (Prof. Associado da Universidade do Minho)

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Telem: 919315631

Site RoboParty: www.roboparty.org 

 

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Actualizado em (Terça, 20 Setembro 2011 10:04) Escrito por Administrator Terça, 20 Setembro 2011 09:52

Hands-on Summer School - Neural Dynamics Approaches to Cognitive Robotics 2011

Entre os dias 4 e 10 de Setembro decorreu na Universidade do Minho  a "Hands-on Summer School - Neural Dynamics Approaches to Cognitive Robotics 2011".

 

Esta escola de verão em robótica cognitiva foi organizada pelo Centro Algoritmi, Departamento de Eletrónica Industrial e o Centro de Matemática, e foi financiada pela "2nd European Network for the Advancement of Artificial Cognitive Systems, Interaction and Robotics". Contou também com a colaboração do Instituto para a Computação Neuronal da “Ruhr-Universität Bochum”, na Alemanha.

 

Para o evento foram seleccionados 30 alunos de doutoramento e pós-doutoramento nas áreas de robótica e neurociências. Os participantes, provenientes de vários países da Europa (França, Alemanha, Suécia, Itália, Dinamarca, Espanha, Holanda, Inglaterra, Polónia, Eslováquia e Portugal) e Estados Unidos, puderam frequentar sessões tutoriais sobre dinâmica neuronal e a sua aplicação no design e concepção de sistemas cognitivos para implementação em plataformas robóticas. Além das sessões tutoriais, os investigadores desenvolveram projectos baseados nos conhecimentos adquiridos e implementados nas plataformas robóticas construídas pelo Laboratório de Robótica Móvel e Antropomórfica, Grupo de Automação Controlo e Robótica, da Universidade do Minho, no âmbito de vários projectos financiados pela Comissão Europeia e FCT.

 

Para mais informações ver:

http://cognitive-robotics-school.dei.uminho.pt/

ou contactar:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Actualizado em (Sábado, 12 Novembro 2011 17:10) Escrito por Administrator Quinta, 08 Setembro 2011 21:48

European Robotics Week:

(28th of November – 4th of December 2011)

 

Actividades nacionais, consultar:  http://euroboticsweekpt.deec.uc.pt/
   

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Actualizado em (Segunda, 09 Maio 2011 18:10) Escrito por Administrator Segunda, 09 Maio 2011 18:01

Equipa do IST ganha novo projecto do ITER na área da robótica móvel

Um consórcio do Instituto Superior Técnico (IST), envolvendo investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), e da empresa francesa ASTRIUM-ST, ganhou recentemente (Abril de 2011) um novo projecto (F4E-GRT-276-01) na área do transporte automático de materiais para o ITER (Internacional Thermonuclear Experimental Reactor). O projecto, liderado pelo IST, tem como objectivo definir trajectórias óptimas para os veículos móveis no interior dos edifícios do reactor. Estes robots móveis têm grandes dimensões (8.5m de comprimento por 2.62m de largura) e peso com carga máxima de cerca de 100 tons.

Este projecto continua os desenvolvimentos de um outro (F4E-2008-GRT-016) em que o IST também foi líder e cujos trabalhos decorreram de Março de 2009 a Junho de 2010.

A actividade do IST no projecto ITER remonta a 1996, em que o estudo de viabilidade sobre soluções de transporte automático de componentes no ITER, proposto pelo IST, foi aceite pela direcção do ITER, passando a constituir o desenho de referência para os trabalhos futuros. O conceito é baseado na utilização de um veículo guiado automaticamente e seguindo um caminho definido ao nível do solo e que pode actuar, quando necessário, como robot móvel movendo-se no espaço livre do ambiente.

Contactos: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Mais informações em: http://www.ipfn.ist.utl.pt/rh/



grant_f4e.jpg
 

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Actualizado em (Quinta, 05 Maio 2011 13:24) Escrito por Administrator Quarta, 04 Maio 2011 10:04

Submarino Autónomo Desenvolvido no INESC-Porto

O programa «Inovadores» da TVI24 visita o submarino Trimares, desenvolvido pelo INESC Porto e desenhado para manter a estabilidade quando parado, para evitar obstáculos e aproximar-se do objeto de estudo. Este submarino totalmente autónomo resulta de uma encomenda do Brasil para investigar, ao pormenor, a Barragem do Lageado, no coração do Estado do Pantanal. Entrevista de Aníbal Matos e Nuno Cruz ao programa Inovadores da TVI24.

Ver noticia TVI24
   

Pág. 8 de 9