A revista Robótica é parceira da SPR

Home Noticias

Noticias Recentes

FCPortugal

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Equipa FC Portugal vence Campeonato Europeu de Futebol Robótico - Simulação 3D
dutchopen1A equipa FC Portugal – projeto conjunto das universidade de Aveiro, Porto e Minho – venceu este domingo o Campeonato Europeu de Futebol Robótico (Dutch Open 2012), na modalidade Simulação 3D, disputado em Eindhoven, na Holanda. A equipa portuguesa marcou 52 golos e sofreu apenas um. Nas meias-finais derrotou os franceses da L3M-SIM por 5-0. Na final venceu a equipa inglesa Boldhearts por 3-1, na marcação de penaltis.
Destaca-se que as equipas Portuguesas venceram já diversos campeonatos Europeus e Mundias (Seniores) do RoboCup entre 2000 e 2002 e entre 2006 e 2008 (ligas de Middle-Size, Small-Size, Simulação 2D, Simulação 3D e Agent Rescue) através das equipas FC Portugal, 5DPO e Cambada. No entanto, desde 2008 que Portugal não alcançava a vitória em nenhuma competição Internacional (Europeu ou Mundial) no RoboCup! O equipa FC Portugal iniciou a sua actividade em 2000 e já ganhou mais de 25 troféus internacionais, inclusive três campeonatos mundiais e seis campeonatos europeus. Coordenado pelos professores Luís Paulo Reis, da UMinho/LIACC, e Nuno Lau, da UAveiro/IEETA, o projeto usa as competições do RoboCup para desenvolver investigação em coordenação de equipas de robôs.
A Liga de Simulação 3D é uma competição de futebol robótico simulado em que o modelo usado para o jogador é o do robô humanoide Nao. É jogada por duas equipas de 11 robôs simulados que são totalmente autónomos nos jogos. A liga desafia os investigadores a encontrar mecanismos eficientes de controlo das juntas do robô humanoide para realizar tarefas como caminhar, chutar a bola e levantar-se do chão. Desafia também os cientistas a criarem metodologias de coordenação dosrobôs que lhes permitam jogar em equipa, tais como formações, trocas
de posições, táticas ou jogadas estudadas.
A equipa FC Portugal destaca-se pela excelente qualidade das suas metodologias de coordenação e do seu modelo tático, que pode muito facilmente ser adaptado a diferentes estilos de jogo, a um diferente número de jogadores e contém um mecanismo flexível de especificação e execução de jogadas estudadas. Destaca-se ainda pela qualidade dos seus comportamentos humanoides, desenvolvidos utilizando metodologias
de aprendizagem e otimização como a velocidade do andar para a frente e o alcance e precisão do chuto na bola.
Bons resultados para Portugal às portas do Mundial extensivos às restantes equipas portuguesas. A equipa CAMBADA foi terceira na liga de Robôs médios (MSL) após um torneio extremamente competitivo que contou com algumas das melhores equipas mundiais da competição. Em Simulação de Resgate e Salvamento, a FC Portugal Rescue obteve o segundo lugar e em Simulação 2D, a FC Portugal subiu ao terceiro lugar. 
A CAMBADA@Home foi quarta na liga @Home. Após os bons resultados obtidos no Europeu, as equipas portuguesas preparam-se agora para Campeonato Mundial, a disputar na Cidade do México de 18 a 24 de junho de 2012.
 
 

Acordo MAXON

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

brand with claim_s

Acordo entre a SPR e a MAXON

Recentemente a SPR - Sociedade Portuguesa de Robótica celebrou um acordo com a MAXON motor ibérica s.a., com o objetivo de promover e estimular a aprendizagem, investigação e desenvolvimento em aplicações robóticas.

Com esse objetivo a MAXON tem disponibilizado diversa informação através de:

- Maxon Academy: ( http://www.maxonmotor.com/maxon/view/content/academy ) Uma plataforma com informação diversa sobre motores DC, noemadamente módulos de e-learning, publicações, etc.

- Maxon MSP ( http://www.maxonmotor.com.au/media_releases_maxon-selection-program.html ) um programa de ajuda à seleção de motores DC.

Além desta informação fornece suporte técnico e apoio a eventos educativos, como sejam conferências ou seminários relacionados com aplicações mecatrónicas de motores DC.

Aos sócios da SPR a MAXON oferece um desconto de 10% em compras realizadas até um valor máximo de 1.500€.

Esperamos que este acordo seja o começo de uma larga e frutuosa colaboração baseda no compromisso de promover e estimular a Robótica em Portugal.

A Direção da SPR

 

Robotica2012

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

robotica2012

12ª edição – Festival Nacional de Robótica

De 11 a 15 de Abril, Guimarães vai ser a capital nacional da robótica. No Pavilhão Multiusos desta cidade vai realizar-se o ROBOTICA’2012 – Festival Nacional de Robótica, que junta alunos de escolas básicas, escolas secundárias, escola profissionais e universitários, de todo o país, em competições de robótica e em demonstrações dos seus trabalhos.

O Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, organiza a 12ª edição do ROBÓTICA, tendo já organizado a 1ª edição deste evento em 2001 e a 6ª edição em 2006, na mesma cidade de Guimarães.

Pretende-se com esta iniciativa não apenas motivar os alunos para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação e uma maior divulgação da Ciência e Tecnologia no país.

Estarão presentes em competição ligas sénior de, futebol robótico de robôs médios, condução Autónoma, @Factory e FreeBots, e ligas júnior de futebol robótico, dança e Busca e Salvamento. A entrada ao público é livre.

Para além das provas de competição robótica, decorre ainda um encontro científico, onde serão apresentados os últimos trabalhos de robótica desenvolvidos pelos principais investigadores nesta área.

O site está on-line para todos visitarem.

Mais informações sobre o ROBÓTICA 2012 em www.robotica2012.org.

Organização do ROBÓTICA’2012

Fernando Ribeiro 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

   

RoboParty2012

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

party

6ª edição - RoboParty’2012

Com o sucesso que a RoboParty tem tido nos últimos anos, a organização vê-se forçada a organizar mais uma edição deste evento pedagógico. São mais de 400 jovens participantes que aprendem a construir robôs móveis e autónomos, de uma forma divertida e assistidos por profissionais com competência. Assim, é com prazer que anunciamos a realização da 6ª edição da RoboParty, que vai decorrer nos dias 23 a 25 de Fevereiro de 2012, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho, em Guimarães.

Organizada pela Universidade do Minho (Grupo de Automação Controlo e Robótica www.minhoteam.org, do Dep. de Electrónica Industrial, da Escola de Engenharia) e pela empresa SAR – Soluções de Automação e Robótica, Lda. www.sarobotica.pt, que é uma Spin-Off da Universidade do Minho, este evento pedagógico ensina os mais jovens a construir robôs móveis autónomos de uma forma simples e muito animada, em equipas de 4 pessoas, e num ambiente de entreajuda e fair-play.

Trata-se de um evento de 3 dias e duas noites, non-stop, onde os jovens trazem um saco cama e um computador, e passam o tempo a construir um robô com os suas próprias mãos. Durante o evento têm formação básica em electrónica e programação. Depois constroem o seu robô Bot’n Roll www.botnroll.com cujas peças são fornecidas pela organização, são acompanhados e apoiados por alunos de electrónica industrial, e no final participam em algumas provas de robótica extremamente divertidas. As provas deste ano são três: Prova de Obstáculos, Prova de Perseguição e Prova de Dança. As regras para estas provas estão no site da RoboParty.

Em paralelo com toda esta dinâmica de aquisição de conhecimento, decorrem várias actividades lúdicas e desportivas nas quais todos podem participar, e onde este ano se destacam: o pólo aquático, actividade de orientação, um torneio de golfe, um torneio de ténis de mesa, arco e flecha, remates de futsal e xadrez.

A RoboParty é aberta ao público (com entrada gratuita) entre as 9:00 e as 22:00. Também está disponível vídeo streaming 24 horas por dia (da zona de trabalhos) no nosso site oficial.

Mais pormenores sobre o evento:

  •  Algumas fotos das edições anteriores (com qualidade) disponíveis em:

http://www.roboparty.org/index.php?link=Comofoi 

  •  O poster oficial do evento está disponível no site oficial em:

http://www.roboparty.org/imagens/Poster%20RoboParty2012.jpg 

  •  As dúvidas mais prementes sobre o evento, são esclarecidas no nosso site oficial em:

http://www.roboparty.org/pdfs/faq_pt.txt 

Para mais informações, contactar:

Fernando Ribeiro (Prof. Associado da Universidade do Minho)

Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

Telem: 919315631

Site RoboParty: www.roboparty.org 

 

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Hands-on Summer School - Neural Dynamics Approaches to Cognitive Robotics 2011

Entre os dias 4 e 10 de Setembro decorreu na Universidade do Minho  a "Hands-on Summer School - Neural Dynamics Approaches to Cognitive Robotics 2011".

 

Esta escola de verão em robótica cognitiva foi organizada pelo Centro Algoritmi, Departamento de Eletrónica Industrial e o Centro de Matemática, e foi financiada pela "2nd European Network for the Advancement of Artificial Cognitive Systems, Interaction and Robotics". Contou também com a colaboração do Instituto para a Computação Neuronal da “Ruhr-Universität Bochum”, na Alemanha.

 

Para o evento foram seleccionados 30 alunos de doutoramento e pós-doutoramento nas áreas de robótica e neurociências. Os participantes, provenientes de vários países da Europa (França, Alemanha, Suécia, Itália, Dinamarca, Espanha, Holanda, Inglaterra, Polónia, Eslováquia e Portugal) e Estados Unidos, puderam frequentar sessões tutoriais sobre dinâmica neuronal e a sua aplicação no design e concepção de sistemas cognitivos para implementação em plataformas robóticas. Além das sessões tutoriais, os investigadores desenvolveram projectos baseados nos conhecimentos adquiridos e implementados nas plataformas robóticas construídas pelo Laboratório de Robótica Móvel e Antropomórfica, Grupo de Automação Controlo e Robótica, da Universidade do Minho, no âmbito de vários projectos financiados pela Comissão Europeia e FCT.

 

Para mais informações ver:

http://cognitive-robotics-school.dei.uminho.pt/

ou contactar:

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

   

Pág. 15 de 16