A revista Robótica é parceira da SPR

Home Noticias

Noticias Recentes

Acabou o Festival Nacional de Robótica 2014

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

A 14ª edição do Festival Nacional de Robótica decorreu de 14 a 18 de Maio na Nave Desportiva de Espinho (www.robotica2014.espe.pt/ e www.facebook.com/robotica2014) com uma excelente organização a cargo da Escola Profissional de Espinho (ESPE) e Externato Oliveira Martins (EOM) com apoio do I.P.Porto, U.Aveiro, U.Porto, U.Minho e U.Lisboa.

O evento contou com mais de 500 participantes e foi a edição mais internacional de sempre do festival com mais de 50 competidores estrangeiros, da Alemanha, Holanda, Irão, França, Espanha, Lituânia, Áustria, Brasil e Turquia. Contou ainda com novas provas (num total de 8 competições principais com diversas sub-competições) e novas iniciativas como por exemplo o ciclo de palestras.

A Sociedade Portuguesa de Robótica gostaria de agradecer a todos os organizadores pelo seu excelente trabalho na organização deste evento e promoção da robótica em Portugal e no estrangeiro. Ênfase para o Eng. Carlos Amorim, organizador principal do evento, pela sua iniciativa, organização geral do evento, excelente coordenação e gestão das competições e capacidade de angariação de patrocínios. Um agradecimento especial para o Prof. Manuel Fernando Silva (IPP) pela sua contribuição na organização das competições, promoção internacional do evento e ideia e gestão do ciclo de palestras. Agradecimentos finais para o Dr. Valdemar Martins, Câmara Municipal de Espinho, Staff e Alunos da ESPE/EOM, Organizadores das diversas Ligas, Equipas Participantes e aos muitos Patrocinadores que tornaram possível a realização deste evento com excelente qualidade.

   

   

 

 

 

IEEE ICARSC 2014 - Espinho May 14-15

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Atenção, abrirá numa nova janela.

A IEEE ICARSC 2014 - International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions será nos próximos dias 14-16 de Maio em Espinho. No Programa destaca-se uma palestra convidada do Prof. Marco Dorigo. O Evento contará ainda com um programa social incluíndo um jantar de gala no Casino de Espinho, uma aula de Surf na praia de Espinho e uma visita às Caves do Vinho do Porto incluindo uma prova de Vinhos e passeio de teleférico.

Mais informações em: http://paginas.fe.up.pt/~ecrobotica2014/

Robótica 2014

 

Festival Nacional de Robótica 2014, Espinho 14-18 Maio

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

A 14ª edição do Festival Nacional de Robótica irá decorrer de 14 a 18 de Maio em Espinho (www.robotica2014.espe.pt/ e www.facebook.com/robotica2014). As competições, demonstrações e ciclo de palestras aberto ao público em geral decorrerão de 15 a 18 de Maio na Nave Desportiva de Espinho. A organização está a cargo da Escola Profissional de Espinho (ESPE) e Externato Oliveira Martins (EOM) sendo o principal responsável pela organização Carlos Amorim da ESPE/EOM. A organização conta ainda com um vasto conjunto de docentes e alunos da ESPE e EOM e docentes do Instituto Politécnico do Porto e das Universidades do Minho, Aveiro e Porto. O Acesso a todas as provas, demonstrações e ciclo de palestras, que irá decorrer em simultâneo com o evento, é gratuito para o público.

   Festival Nacional de Robótica 2014

Mais informações em: http://www.robotica2014.espe.pt/

   

MicroMouse Portuguese Contest 2014

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

A segunda edição do Micromouse Portuguese Contest decorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2014 no Dolce Vita Douro em Vila Real. O Micromouse Portuguese Contest é uma organização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, através do seu Núcleo de Robótica (EEC-NEUTAD), com o apoio da SPR e do Dolce Vita Douro.

CartazMicromouse2014

Mais informações em: http://www.micromouse.utad.pt/

 

Roboparty 2014

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail

Decorreu de 6 a 8 de Março a RobotParty 2014 que, à semelhança das edições anteriores, teve lotação esgotada e elevado sucesso. Nesta edição foi criado pelos organizadores um novo robô compatível com Arduino, permitindo uma mais fácil construção e os jovens aprenderem mais facilmente a programar. Para além disso duas provas foram remodeladas e diversas novas atividades ocorreram. Portugal tem assim mais 109 robôs a mexer e mais 450 participantes (na sua maioria jovens mas não só) que aprenderam ciência e tecnologia na a´rea da robótica e cerca de 100 professores mais motivados para a lecionação deste tipo de matéria. Os participantes foram ainda encorajados a participar no Festival Nacional de Robótica que este ano se realiza em Espinho em Maio de 2014.

Pode ver aqui dois resumos de reportagens sobre o evento.

http://www.rtp.pt/play/p1397/e146484/jornal-da-tarde (minutos: 49.10 a 51.10).

https://www.youtube.com/watch?v=QA3dJtw7DXE (2.40 minutos)

A sociedade Portuguesa de Robótica gostaria de agradecer ao Fernando Ribeiro e à sua equipa pela realização de mais um Robotparty, evento que em muito promove a Robótica, sobretudo às camadas mais jovens e aos seus professores, que serão essenciais no futuro desta área em Portugal.

                

Mais informações: http://www.roboparty.org/en/

   

Pág. 7 de 10